Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

pt

HyChem e TecnoVeritas em joint-venture nas tecnologias do hidrogénio

A nova empresa do grupo Algora, uma joint-venture (50/50), cobre toda a cadeia de valor do hidrogénio e tem por finalidade explorar as tecnologias associadas a esta fonte de energia do futuro.

“A HyVeritas, promovendo a aceleração e a democratização de novas soluções tecnológicas baseadas no hidrogénio, poderá contribuir de maneira significativa para a transição energética, rumo a um futuro mais sustentável”, sublinha Arlindo de Carvalho, Chief Operations Officer e Administrador da HyChem.

Sob a assinatura Hydrogen Today and Beyond, a recém-constituída HyVeritas posiciona-se doravante no mercado como empresa pioneira na utilização do hidrogénio em motores marítimos, mas não só.

A HyVeritas baseia-se na longa experiência da HyChem, que produz hidrogénio de elevada pureza já desde 1939 (detendo conhecimento desde o conceito até à industrialização), e na perícia da TecnoVeritas em soluções de engenharia e serviços para a indústria naval, incluindo programas de eficiência e monitorização energética.

Três eixos de desenvolvimento constam da carteira da HyVeritas:

  • Tecnologia de produção de hidrogénio – O desenvolvimento de um eletrolisador alcalino, cujo primeiro protótipo se encontra nas instalações da HyChem na Póvoa de Santa Iria;
  • Armazenamento e transporte de hidrogénio – O amadurecimento de soluções de armazenamento e distribuição (LOHC) através de um óleo (processo de hidrogenação – armazenamento – desidrogenação), permitindo o transporte eficiente e de baixo risco;
  • Reconversão de motores – A transformação de motores marítimos a diesel em motores dual-fuel movidos também a hidrogénio, numa parceria que envolve a Mitsubishi.

A TecnoVeritas, sedeada em Mafra, mas com uma esfera de atuação global (tem representações em cinco países, desde Espanha à China e Índia) e mais de 25 anos de atividade, fornece serviços de engenharia e sistemas tecnológicos para o setor naval e industrial. Focalizada na gestão energética e emissões, a empresa detém um histórico consolidado na entrega de soluções que combinam inovação e conhecimento.

Liderada por Jorge Antunes, CEO e Gestor Técnico, a TecnoVeritas oferece uma ampla gama de serviços e produtos nos campos da engenharia naval (transporte marítimo), energia e ambiente, certificados pela norma ISO 9001, desde 2004.

A Química tem sido, historicamente, olhada com desconfiança pelas ONG ambientalistas, mas essa atitude poderá estar a mudar. Pelo menos, é isso que sinaliza um convite da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável para a HyChem intervir num encontro promovido em Lisboa e acolher, em seguida, a visita de stakeholders nacionais da economia do hidrogénio.

Assim sucedeu com a participação de um dirigente da HyChem no Industry Pitch promovido pela ZERO como “Um olhar crítico sobre o papel do hidrogénio na transição energética”.

O evento reuniu atores nacionais da economia do hidrogénio, da indústria à sociedade civil, numa ótica de partilha de perspetivas, com enfoque na priorização do hidrogénio verde e suas aplicações. A ZERO considerou a presença da HyChem como “fundamental neste encontro, até pelos seus projetos pioneiros de hidrogénio verde”.

Os participantes interessados deslocaram-se depois, em autocarro, até à Póvoa, onde foram recebidos por membros da Administração, que apresentaram a HyChem, os seus desafios e projetos, seguindo-se uma visita ao terreno.

Entre a maioria dos visitantes, contaram-se parceiros da Empresa: AP2H2, Prio, APREN, Madoca Ventures, PFR, ADP Fertilizantes, ANA Aeroportos, APDL, INEGI e LNEG, além da associação organizadora, a ZERO.