Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

pt

HyChem demonstra tecnologia inovadora em projeto europeu

A HyChem desempenha um papel essencial no projeto inovador CAPTUS, desenvolvido por um corsórcio integrando 18 parceiros de oito países da União Europeia e que procura demonstrar, num prazo de 48 meses, a viabilidade, a eficácia e a sustentabilidade de soluções integradas, que transformem as emissões de CO2 das indústrias grandes consumidoras de energia em recursos de valor acrescentado.

As políticas de redução de emissões de gases com efeito estufa adotadas para mitigar as alterações climáticas têm um forte impacto nas indústrias grandes consumidoras de energia, como a HyChem, podendo conduzir à perda de empregos e de competividade. Acresce, que a geração de energia a partir de fontes renováveis enfrenta o risco decorrente de escassez de eletricidade, se o excesso de produção de energia renovável em certos períodos do dia for desperdiçado por falta de utilização.

As tecnologias de captura e utilização de carbono, que utilizem as emissões industriais e o excedente de energia renovável, terão papel relevante na transição energética da indústria. No entanto, essas tecnologias ainda são dispendiosas e ineficientes.

Existe, portanto, a necessidade urgente de transformar o CO2 libertado pelas indústrias grandes consumidoras de energia em recursos exploráveis e de valor acrescentado, de uma forma sustentável e eficiente.

O projeto CAPTUS (Demonstrating energy intensive industry-integrated solutions to produce liquid renewable energy carriers from CAPTUred carbon emissionS), cofinanciado pelo programa Horizonte Europa em EUR 11,5 milhões, pretende encontrar respostas.

Trata-se, com efeito, de uma ação inovadora desenhada para demonstrar vias sustentáveis, rentáveis e escaláveis, de produção de vetores de energia renovável de valor acrescentado, através da valorização das emissões industriais de carbono e do aproveitamento dos excedentes de eletricidade renovável.

Com esta finalidade, três cadeias de valor completas serão demonstradas (utilizando os gases de combustão industriais) em três locais distintos, um dos quais o parque industrial da HyChem, na Póvoa de Santa Iria:

  • Demonstrador 1, numa siderurgia: bioprocesso baseado em fermentação para produzir ácido acético e triglicéridos;
  • Demonstrador 2, numa unidade química, a HyChem: cultivo de microalgas ricas em lípidos (pela A4F Algafuel), seguido de liquefação hidrotérmica, para produzir bio-óleos;
  • Demonstrador 3, numa cimenteira: Redução eletroquímica de CO2 para produzir ácido fórmico.

Na HyChem, pretende-se demonstrar a viabilidade técnica, num nível elevado de maturidade tecnológica, da utilização do CO2 dos gases de combustão da caldeira na produção de microalgas, utilizando tecnologia a desenvolver pelo parceiro NOVIS para a captura e acondicionamento do CO2.

A HyChem desempenha um papel fundamental na análise a realizar aos processos energéticos das grandes indústrias, como é responsável pela preparação de todas as correntes de entrada, nomeadamente de uma corrente rica de CO2 proveniente da caldeira de vapor, e de saída da instalação.

 

O projeto europeu CAPTUS promete benefícios ambientais substanciais, visando uma indústria neutra em carbono até 2030. Com o potencial de evitar a libertação anual de mais de 15 mil toneladas de CO2 e de produzir mais de 400 toneladas de vetores de energia renovável por ano, o CAPTUS destaca-se como um farol de inovação para a redução da pegada de carbono industrial.