Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

pt

Hidrogénio ainda mais verde:  avança a descarbonização  do consumo elétrico

O parque solar da HyChem, instalado no perímetro do ALGATEC Eco Business Park, foi ontem inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, e pelo Diretor-Geral de Energia e Geologia, Jerónimo Cunha. 

 

Está dado mais um passo no processo de transformação industrial da HyChem, orientado para a descarbonização e a sustentabilidade. 

Com a entrada ao serviço da nova unidade de produção de energia elétrica para autoconsumo, com uma potência de injeção na rede interna de 2MW, a Empresa conclui um longo e complexo processo de licenciamento, do qual retira, no entanto, ensinamentos para o lançamento de uma segunda fase, investimento que pretende adicionar 12MW de autoprodução solar e um potencial complemento eólico. 

Segundo Manuel Gil Antunes, Administrador-Delegado da HyChem, “este momento marca o fim de um processo demorado e difícil, e só foi possível devido ao envolvimento ativo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e da Direção-Geral de Energia e Geologia, que ajudaram à concretização de um projeto que é do interesse de todos e que contribui para o desenvolvimento de áreas estratégicas da energia e da descarbonização”. 

O projeto inaugurado, que resultou dos esforços desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar conjuntamente com a firma instaladora, a Greenvolt NEXT, traduz um importante avanço na execução da estratégia da HyChem no respeitante ao processo de descarbonização das suas fontes de energia e ao aumento da sua eficiência energética. 

 

“Nesta data assinalamos mais um marco histórico. Produzimos hidrogénio desde 1938, iniciámos um processo de transformação de energias renováveis em 2021 e hoje entramos no mundo do hidrogénio verde, com o objetivo de demostrar como se faz a conversão de uma química clássica para uma lógica de economia circular, tendo em conta que apenas desta forma conseguimos ser verdadeiramente sustentáveis”, acrescenta o Administrador-Delegado da HyChem. 

 

“Pretendemos a criação de um Biocluster, que seja um exemplo de comunidade sustentável com base em cinco premissas: a produção de energia renovável, a utilização de hidrogénio verde como matéria-prima industrial, a utilização de microalgas para a produção de biomassa, a utilização racional de água e tratamento de águas residuais, e o contributo para a mobilidade, disponibilizando terrenos e descongestionando a Estrada Nacional 10”, conclui Manuel Gil Antunes. 

A partir de agora, o hidrogénio produzido pela HyChem será verde sempre que a energia utilizada na sua produção seja a proveniente da nova central fotovoltaica e, para além disso, sempre que a energia elétrica utilizada, a partir da rede elétrica nacional, provenha unicamente de fontes renováveis (eólica, hídrica e solar). E sê-lo-á cada vez com maior frequência graças, também, ao contributo da expansão da unidade de produção para autoconsumo cuja primeira fase foi agora inaugurada.