Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

pt

PRR apoia projeto H2Hub da HyChem

O projeto H2Hub da HyChem, que visa a criação de um centro de competências na produção de hidrogénio, vai receber apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) num valor de 1,4 milhões de euros.

O elevado potencial deste projeto foi reconhecido pelas entidades avaliadoras do concurso lançado no âmbito do primeiro Programa de Apoio à produção de Hidrogénio Renovável e outros Gases Renováveis, estabelecido pelo PRR.

 

A candidatura apresentada pela HyChem situou-se em terceiro lugar entre as 25 aprovadas (21 referentes a projetos de hidrogénio verde e quatro de biometano), dentre um total de 41 submetidas.

 

A assinatura dos contratos decorreu na presença do Primeiro-Ministro, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, e da Secretária de Estado da Energia e Clima, em cerimónia realizada no Museu da Água, em Lisboa.

A Empresa fez-se representar no ato pelo Administrador-Delegado, Manuel Gil Antunes, e pelo Administrador Arlindo de Carvalho, tendo este apresentado as linhas gerais do projeto.

Orçamentado em 8,4 milhões de euros, tem por objetivo criar um piloto industrial, uma plataforma de tecnologias de produção de hidrogénio verde. Prevê o reforço da capacidade de produção de hidrogénio, mediante a instalação de um steam reformer alimentado a biometano e de um eletrolisador alcalino, e também o aumento da capacidade de armazenamento de alta pressão em garrafas.

O investimento a realizar permitirá a injeção de hidrogénio na rede de gás natural, através de uma estação de compressão, tubagem de ligação e mistura em Frielas, abastecendo a margem norte da área metropolitana de Lisboa, assim como abrirá novas perspetivas à mobilidade.