Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

pt

Biocluster de Economia Circular entusiasma o Ministro do Ambiente

O governante desejou conhecer as novas realidades que os grupos portugueses A4F e Green Aqua tinham para lhe revelar, assim como os projetos que, juntamente com a Algora, desenvolvem para o futuro, num clima muito positivo, de resto sublinhado pela participação, também, do Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, e da sua Vice-Presidente, Marina Tiago.

Na apresentação que fez ao referido membro do governo, o Administrador-Delegado, Manuel Gil Antunes, traçou o perfil dos grupos A4F e Green Aqua e o modo como se posicionaram para adquirir a Solvay Portugal. Recordou o histórico de desinvestimento da Solvay na Póvoa e definiu o processo de transformação industrial iniciado em 2021, com a HyChem, como uma mudança de paradigma assente em novos produtos de base biológica e num modelo de economia circular.

Um trajeto desafiante, devido ao aumento brutal, entretanto verificado, do preço da energia elétrica, mas durante o qual a Organização não deixou de apostar em projetos de I&D.

Destaque para o investimento na produção de energia solar para auto-consumo e no hidrogénio verde, traduzido em projetos como o H2Hub, reconhecido para apoio pelo PRR; o desenvolvimento de um eletrolisador de água 100% português, com a Tecnoveritas; e o HyChemLowC, submetido como candidatura ao PRR.

A exposição, complementada com uma visita ao terreno, focou os desafios e oportunidades que se colocam à Organização, com destaque para a criação de um Biocluster de Economia Circular na linha industrial que se estende por cerca de 12 km na margem direita do Tejo, a sul e a norte da Póvoa de Santa Iria.

Trata-se, para as indústrias da região, da oportunidade de acesso a fontes de energia renovável, bem como ao tratamento das suas águas residuais e ao sequestro e reutilização do CO2 produzido, através de soluções inovadoras de base biológica, semelhantes às que o ALGATEC oferece.

Uma abordagem colaborativa ambiciosa e voltada para o futuro, numa lógica perfeita de economia circular, que permitirá reduzir grandemente a pegada ecológica das atividades industriais na região de Loures e VF de Xira.

O ministro Duarte Cordeiro confessou-se impressionado e prometeu a melhor colaboração do seu Ministério no enquadramento legal, estudos e apoio que se revelem necessários.