Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

pt

Secretário de Estado da Energia em evento da Cleantech for Iberia

Na sua intervenção, perante os principais atores da cadeia de valor do hidrogénio e gases renováveis, Jean Barroca procurou desfazer vários mitos, como os de que a energia é apenas um custo, as renováveis são um luxo, a segurança energética exige reservas fósseis, ou a eletricidade é apenas para os automóveis.

O governante argumentou, dando o exemplo da HyChem, que a energia representa um forte investimento para haver indústria, emprego, economia, e que a Europa sabe que “uma energia competitiva e a preço acessível tem de ser verde”.

Considerou, por outro lado, que o hidrogénio desempenhará um papel determinante em setores que têm dificuldade em reduzir as suas emissões, como a indústria e os transportes. E que temos também de descarbonizar as reservas estratégicas do país, preconizando, por isso, que a produção de hidrogénio em Portugal deveria começar por se aplicar internamente, na indústria e nos transportes, frisando estes setores face à produção para exportação.

Aquele membro do Governo teceu, a concluir, um rasgado elogio à HyChem, ao declarar que “este parque industrial é um mix entre a indústria e um living lab, o melhor exemplo de um ciclo virtuoso entre a inovação e a economia”.

O que é a coligação Cleantech for Iberia?

A Cleantech for Iberia – promovida pelo Cleantech Group, com o apoio da Breakthrough Energy, fundada por Bill Gates – é uma iniciativa que visa posicionar a Península Ibérica como líder europeu em tecnologias limpas, impulsionando a descarbonização e o crescimento de uma indústria sustentável e competitiva em Portugal e Espanha.

O objetivo desta coligação, que conta com investidores, inovadores, bancos, universidades, incubadoras e family offices, consiste em fomentar a criação de um ecossistema inovador, que maximize o potencial da Península Ibérica.

O hidrogénio e outros gases renováveis produzidos a partir de fontes renováveis são um pilar estratégico da transição energética europeia e um fator crítico para a reindustrialização sustentável. A Península Ibérica, com recursos solares e eólicos abundantes e uma infraestrutura energética em expansão, está bem posicionada para se afirmar como um polo competit