O novo posto de abastecimento integra um ciclo de investimento, que atingirá um valor global superior a 40 milhões de euros, e representa um passo crucial para tornar o hidrogénio mais acessível a potenciais utilizadores finais.
O hidrogénio fornecido é verde, produzido integralmente com recurso a energia renovável, e cumpre os mais elevados padrões de qualidade e pureza (cumprindo os requisitos de pilha de combustível).
O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa francesa HRS, líder europeia neste segmento, e abastecerá “pesados” de transporte de passageiros e mercadorias, veículos para uso industrial ou de serviços, como os que asseguram a higiene urbana, empilhadores, gruas e outros, ou ainda viaturas e equipamentos de serviço utilizados, por exemplo, em aeroportos.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, elogiou a visão estratégica da HyChem, referindo-se à empresa como "Hy2Change", devido à imensa transformação que a empresa tem promovido. O presidente destacou que a HyChem tem demonstrado “a viabilidade de uma indústria limpa, que pode vir a ter emissões negativas, um exemplo não só para Portugal, mas para a Europa e para o mundo”. Fernando Ferreira realçou, também, “o sucesso da colaboração entre a academia e a indústria, exemplificada pelo trabalho de doutorandos diretamente associados à HyChem, provando que a parceria entre ambos leva a resultados mais longe”.
Por sua vez, o Presidente e CEO da HyChem, Manuel Gil Antunes, sublinhou que “a inauguração do posto de abastecimento é o cumprimento de uma promessa da empresa, que tem como ambição colocar Portugal na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio”. Na sua intervenção, Gil Antunes destacou outros projetos inovadores, como “a parceria com a Tecnoveritas e a Mitsubishi no projeto Hydrogen Pioneer para a conversão de motores marítimos a combustão para hidrogénio”, o “desenvolvimento de um eletrolisador alcalino de conceção e fabrico 100% português”, “uma fábrica, a ser inaugurada em Benavente, para a produção em série destes eletrolisadores alcalinos”, e “a expansão do gasoduto de hidrogénio de que a empresa já é detentora, para chegar à rede de gás natural da Floene e a outros vizinhos industriais”.
A inauguração do posto de abastecimento representa a aposta da HyChem no hidrogénio verde para a mobilidade e para usos industriais, servindo como matéria-prima e fonte de energia. A cooperação transparente com as autoridades locais e nacionais foi fundamental para o sucesso do projeto, que visa o bem comum e o desenvolvimento sustentável da comunidade.